Air du temps

31dez10

Na pós, um termo recorrente em diversas matérias se mostrou a base para qualquer trabalho de pesquisa de tendências, no processo de criação de uma coleção ou em qualquer outro movimento na moda. Independente do idioma, seja em alemão, francês ou em inglês, o air du temps é tudo aquilo que se mostra uma tendência para as pessoas. Pode ser nos esportes, nas artes, no cinema, na música, na política, na ciência, na medicina, na economia, na natureza… não há limites para a origem ou para o que se pode extrair dele.

Para identificar um air du temps, é simples. Basta olhar ao redor, viver o mundo. Perambular por todos os cantos, por todas as tribos, em todas as áreas… sem pressa, sem cronograma, sem preconceitos. Flâneur! “Marchant dans la ville et s’incorporant son rythme” (Baudelaire, 1857)

O Google mantêm há alguns anos o Zeitgeist (o air du temps em alemão), uma relação dos termos mais procurados, separados por categoria e por região/país. Para celebrar o fim de 2010, uma retrospectiva do air du temps do ano, de acordo com o Google. Terremotos, crise financeira, copa do mundo, mineiros chilenos, vazamento de petróleo. Perdemos McQueen, Salinger, Hopper. And just like that, 2010 flew by in an instant.

Também vale a pena visitar o Zeitgeist Minds, que reúne entrevistas e promove debates abertos com pessoas influentes de diversas áreas. Um dos vídeos inclui a Natalie Massenet, criadora do Net-a-porter.



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